Sobre
A Fascinante Jornada da DKW-Vemag: Inovação, Sucesso e Legado no Brasil
A história da DKW-Vemag é uma trama rica em capítulos de inovação, adaptação e conquistas. Desde suas origens na distribuição de Studebakers em 1945 até o encerramento de sua linha de produção em 1967, a Vemag desempenhou um papel crucial na evolução da indústria automotiva brasileira.
1945-1951: Os Primeiros Passos na Distribuição de Automóveis:
A história da DKW-Vemag começa em 1945, no bairro de Ipiranga, com a Distribuidora de Automóveis Studebaker Ltda. Inicialmente focada na montagem de automóveis Studebaker, a empresa viu seu escopo crescer em 1951 ao começar a montar caminhões Scania Vabis e, em 1954, tratores da Ferguson.
1952-1956: Fusões e Novas Direções:
A razão social é alterada para Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. em 1952, após a fusão com a Elit Equipamentos para Lavoura e Máquinas Agrícolas. O cenário automotivo brasileiro toma uma nova forma com a criação do GEIA em 1956, garantindo incentivos fiscais à indústria automobilística.
1956-1959: O Nascimento da DKW-Vemag no Brasil:
Em 1956, a DKW-Vemag apresenta a camioneta DKW F-91 Universal, precursora dos modelos a serem produzidos localmente a partir de 1958. O Brasil vê o lançamento do Jipe Candango em 1958, seguido pelo sedã “Grande DKW Vemag” e a camioneta “Perua DKW”.
1962-1967: Inovação e Despedida:
Em 1962, o sofisticado cupê Fissore é apresentado no Salão do Automóvel, trazendo design italiano. A produção regular inicia-se em 1963. No mesmo ano, o jipe Candango é encerrado, dando lugar à Caiçara. O ano de 1964 marca o lançamento do Vemag Fissore e do Lubrimat, ambos com praticamente 100% de nacionalização.
Mudanças e Fim de uma Era:
Em 1965, a série Rio homenageia os 400 anos do Rio de Janeiro. No entanto, boatos sobre o possível fim da produção dos veículos DKW e o fechamento da fábrica começam a circular em 1965. A produção da Caiçara é encerrada em 1966, substituída pela Pracinha.
1967: O Fim de uma Era:
Em setembro de 1967, a Volkswagen do Brasil adquire a Vemag, prometendo manter a produção de seus veículos. Contudo, em dezembro, seguindo uma tendência global, a linha de produção é encerrada, marcando o fim da era dos motores dois tempos.
A trajetória da DKW-Vemag é mais do que uma história de automóveis; é um legado de inovação e resiliência que moldou a indústria automotiva brasileira. Cada modelo, cada capítulo, é uma peça do quebra-cabeça que continua a ser admirado e celebrado pelos entusiastas zelosos, mantendo viva a chama de uma era automotiva única no Brasil.